Passo a passo: Estudando moda em NY <3

Bom, esse post vai ser construído ao longo de seis meses, pra eu não deixar passar nenhum detalhe, eu to fazendo ele pra ajudar quem tem alguma dúvida sobre intercâmbio pros EUA, mas principalmente pra quem quer prestar Parsons ou FIT em NY, porque os processos de seleção das faculdades lá são diferentes, cada uma tem um método, um deadline, uma exigência, então não da pra generalizar! É um post gigaaaaaaante mas bem informativo e detalhado, então preparem-se! Eu tive muita dificuldade em achar infos pra estudante internacional, então espero que ajude! 🙂

ny

Escolha da cidade e do curso

Começando pelo começo, a minha primeira opção em mente sempre foi NY, eu sou apaixonada por aquele lugar, e confesso que nem cheguei a pesquisar muito fora disso.
Sobre o curso eu estudei bastante as minhas opções, análisei o tempo dos cursos e as áreas da moda que eu podia escolher, e acabei optando por um Associate Degree que dura um ano. A principio eu queria uma pós, mas como acabei de me formar (dezembro 14), eu ia ter que acabar esperando um pouquinho mais pra ir devido as exigências dos cursos.

O AAS da uma preparação mais focada em alguns assuntos pra preparar o aluno pro mercado, sem aquele panorama geral que a faculdade tem. No FIT eu escolhi: Fashion Merchandising Management   e na parsons: Fashion Marketing. Apesar de serem o mesmo tipo de curso com assuntos similares, para o curso com duração de um ano no FIT é necessário ter diploma na faculdade ou alguns créditos equivalente e na parsons não.

TOEFL – A saga

Como ambos os cursos são creditados é necessário fazer e ter uma determinada nota no toefl, que é uma prova de proficiência em inglês. A maioria dos cursos livres, não creditados ou de curta duração não pedem isso, o que é um ponto positivo.

 

Eu resolvi fazer o curso preparatório da Cultura Inglesa, porque eu sempre fico muito nervosa nessas provas, e achei que se eu tivesse melhor preparada poderia me sair melhor! Eu não precisava de nenhuma nota super alta. A nota máxima é 120, a parsons pede nota 79 para esse curso e o FIT 85.

Foram 4 meses (perdi o começo), e eu achei o curso bem pontual. Prestei a prova, que é maçante porque são muitas horas e muitas questões, com textos chatos e super difíceis sobre biologia, universo, cometas, e tudo de pior e nada a ver que você puder imaginar.

Consegui tirar a nota que eu precisava, mas fiquei desesperada nas 2 semanas que você tem que esperar pra sair o resultado!

Dica: Durma muuuito bem um dia antes e treine muita leitura e conversação, são coisas que ajudam muito na hora da prova 😉

Documentação

Uma das pioooores partes possíveis, são necessários inúmeros documentos, todos traduzidos para o inglês, e avaliados pelo WES, que faz a equivalência do seu histórico de aulas daqui com as que são cobradas lá. Vai bastante dinheiro nessa brinks. As taxas de inscrição para as duas faculdades são de 50$ e deve ser a primeira coisa que você deve finalizar.  E claro que deve fazer tudo de acordo com o deadline, pra não deixar documentos pra ultima hora! Não adianta fazer a application e deixar a vida levar!

Sobre os documentos solicitados no meu caso: eles pediram o diploma e o histórico do colegial e o diploma e histórico da faculdade, os dois deviam estar traduzidos (com tradução juramentada) para o inglês. As traduções dos 4 documentos saíram por mais ou menos R$ 600,00, e eu fiz na AMK traduções, que me atendeu perfeitamente bem.

Como sou estudante internacional, tenho que mandar todos os meus documentos para o WES, e não direto para a faculdade. O WES é um serviço de equivalência de créditos e matérias, que ajuda as faculdades de lá entenderem melhor o seu diploma e a sua escolaridade, e nisso vai mais uns 250$ pelo serviço, e você pode escolher as opções de entrega, onde eles mandam os documentos prontos para a faculdade, o que poupa tempo e dinheiro provavelmente.

Dica: Crie um calendário com os prazos dos documentos! A partir do momento que tiver certeza que vai prestar alguma faculdade lá, já paga a taxa e completa a application.

Para enviar para o WES

Eles são cheios de burocracias, para o envio do histórico escolar a instituição de ensino que deve enviar, ou seja sua escola ou faculdade, por exemplo, você leva o seu histórico para traduzir, depois disso, você tem que levar para a faculdade/escola as seguintes coisas:

– Cópia do histórico escolar (NUNCA o original)
– Tradução juramentada para o ingles
– Documento de comprovação (disponível no site do WES) onde você vai assinar e a sua escola vai assinar

Eles devem colocar num envelope da instituição e fazer o envio. Caso eles não façam isso, faça todo o processo de como se eles fossem enviar, mas você leva até os correios, não esqueça de colocar os dados deles no envelope.

O diploma deve ser enviado pelo aluno, nesse envelope vai apenas a cópia do diploma e a tradução juramentada.

O Fedex saiu R$56,00 cada envelope, OUCH! E tive que enviar em 4 separados, porque teoricamente a escola e a facul mandaram direto.

Tive uma questão nesse meio tempo do processo do WES, e a comunicação com eles é péssima, eu fiz o primeiro ano em uma escola, e o segundo e o terceiro em outra, e quando eu informo esses dados no site eles pedem um histórico e um diploma para cada escola que eu estudei.

Como aqui no Brasil o histórico de ensino médio sai completo, independente de quantas escolas você frequentou, eu fiz uma carta explicando que estava tudo ali, pedi para a secretaria da escola assinar, e coloquei junto com a documentação. Funcionou! YEY

P.S. Gente, fiquem em cima do WES, mandem email, acompanhem a chegada dos documentos porque é demorado, é complicado, e pra não perder o prazo tem que ficar atenta! Muita gente reclama e tem problemas com isso :/

Essays

Nas matriculas das faculdades, as duas pedem uma redação contando sobre você, porque você tem interesse no curso e etc. Ja me falaram pra encher esse texto com muito amor, paixão e verdades, porque é como se fosse a entrevista. Demorei pra fazer por pura preguiça de escrever esse texto enorme em inglês, mas fiz para não perder as datas! A parsons ainda pede uma analise de uma campanha de mkt de moda, eu fiz sobre o perfume n5 da chanel com a gata da Gisele, apesar de ser uma campanha de perfume, é todo sobre moda!

Deadlines

É suuuuper importante entender completamente as datas que as faculdades te dão. Por exemplo o FIT tem duas fases, até 1 de janeiro a application precisava estar completa e paga, e depois eu ainda tinha 1 mês pra organizar documentos, toefl e redação para enviar. Caso os documentos chegassem depois do dia 1 de fevereiro eles ainda seriam revisados e analisados, mas não com prioridade. Os documentos traduzidos e enviados pelo WES foram para lá no dia 23 de fevereiro. (ou seja, SUPER ATRASADO)

Ja na Parsons a folga foi bem maior, porque o primeiro deadline era só em abril.
Isso pode fazer você se confundir, então manda email, pergunta, pesquisa e deixa marcado quando cada etapa precisa ser cumprida.

Eu sugiro uma agenda ou um calendário deixando todas as datas bem definidas, e com uma programação do que enviar cada dia, o que tem que buscar, pagar, preparar, porque assim você se programa para sair tudo certo! Se quiserem posto o que eu usei como base pra me ajudar 🙂

Fui aprovada?

Fiquei sabendo que fui aprovada pela Parsons no começo de Abril, eles colocam no site mesmo, sem gastar papel, sem gastar com correio, sem gastar colando envelope, e foi uma sensação muito boa, não tava nem acreditando!! EU TIVE UM TRECO INTERNAMENTE.

Depois disso você paga uma taxa de 500 doletas pra garantir a vaga e pronto, você ta oficialmente matriculado…

Recebi a carta do FIT semana passada, na SEGUNDA SEMANA de maio!!! Eles enviam tudo por correio, inclusive os próximos passos.

A taxa lá é de 150, e pode ser enviada por correio (cheque ou dinheiro) ou cartão.
Como eu estava muuuito em cima dos prazos, preenchi os dados do cartão, e enviei para eles via email. Foi efetivado no dia seguinte!

Escolhi o FIT no final das contas! Visitei as duas escolas em abril, perguntei pra várias pessoas que entendem e moram por lá, e a grande maioria disse que Parsons é mais recomendada para quem cursa design/artes e FIT por ser mais técnico tem foco em negócios. Mas ambas dão as mesmas oportunidades, e são as duas referências de NY!
Ou seja, qualquer uma vai te dar um currículo impecável.

Gente, eu consigo entender tudo lendo (HA HA HA), mas tem um monte de gente me perguntando no face com mais detalhes, se quiserem deixar perguntas ou quiserem um help, é só chamar!
bjbj

6 comentários sobre “Passo a passo: Estudando moda em NY <3

    • surtandoaosvinte disse:

      Oie!
      Desculpe a demora 🙂
      Na parsons pode rolar bolsa, mas não completa. Depende do seu desempenho na inscrição.
      No FIT não tem bolsa porque é uma faculdade do governo, os únicos descontos são pra quem é ou mora em NY ❤

      Beijos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s